O que foi a Semana 22?
A semana da arte moderna também chamada de Semana 22 ocorreu no estado de São Paulo em 1922, entre os dias 11 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo.
Apesar de se chamar “semana” o evento durou apenas três dias, sendo que cada dia da semana foi trabalhado um aspecto da cultura: Pintura , Escultura, Poesia , Literatura e Musica. A semana 22 marcou o inicio do modernismo do Brasil se tornando referência cultural do Século XX.
Participaram da Semana grandes nomes da época como Oswald de Andrades, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Di Calvacanti entre outros.
A semana 22, de certa forma, foi um movimento de novas ideias e opiniões que visava uma forma livre de expressão, pois naquela época o país passava por algumas dificuldades e turbulências políticas, sociais, econômica e culturas. Sendo assim seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.
Na época a mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana da Arte. Apenas o jornal Correio Paulistano que apoiou os lançamentos e criticas da época.
Apesar do movimento hoje ter sido um marco na arte moderna, na época o mesmo não teve grande importância, foi ao decorrer do século que a Semana 22 ganhou valor histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário