História da Arte - Parte II



Historia da Arte - Grécia e Roma



Arte Grega e Romana: Características e Resumo


Tudo sobre a arte grega e a arte romana. Suas característica, seus costumes e suas obras bem famosas. Informações sobre a cultura de cada um, com fotos dos dois.


Arte Grega


Afresco O Rapto de Perséfone, na Pequena Tumba Real em Vergina


A arte grega é uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se dedicavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego. Os gregos contemplam a natureza e outras belezas e costumam exprimir isso na arte. Os gregos buscam a perfeição e possuem características como a democracia, o racionalismo e amor pela beleza e pela vida.

Os escultores gregos sempre buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Muitos escultores esculpiam sua obras nuas, sem nenhuma vestimenta, pois acreditavam que a beleza está no corpo nu, natural, como veio ao mundo. Eles retratavam os seres humanos de acordo com sua alma e espírito e não apenas de acordo com a idade e personalidade, era algo muito mais profundo. Tais esculturas e obras podem ser conferidas nos inúmeros Museus da Grécia.


O Discóbolo de Míron, uma das mais conhecidas obras da arte grega

Arte Romana


A arte romana foi diretamente influenciada pela arte popular etrusca e pela realidade passada pela arte grega, por isso tamanha relação entre as duas artes. Uma das heranças que a arte romana teve foi usar o arco e a abóbora para construções. Além de revelar grandes artistas nascidos em Roma e donos de muitas obras de arte.




Detalhe de mural do Quarto Estilo na Casa del Naviglio,
 Pompeia, mostrando a cena do casamento de Zéfiro e Clóris.


A pintura como arte expressiva e decorativa foi praticada desde as origens de Roma, sendo 
sempre uma arte muito popular, mas a vasta maioria do acervo conhecido por relatos literários não sobreviveu. Contudo, por acaso dois grandes conjuntos de pintura mural em afresco. foram preservados em Pompeia e Herculano em boas condições, e a partir deles foi criada uma sistematização para a pintura romana como um todo, dividindo-a em quatro grandes fases ou estilos. Até agora o tema foi objeto de relativamente poucos estudos, e permanece bastante polêmico, pois há grande dificuldade de extrapolar essa sistematização para os remanescentes de outras regiões e outras técnicas, e em particular pela limitação na cronologia: os murais das duas cidades soterradas pelo vulcão Vesúvio (e por isso suas pinturas se preservaram) datam apenas de fins da República até os primeiros anos do Império. A erupção aconteceu em 79 d.C. De qualquer forma, o que mais se preservou, mesmo em outras regiões, foram murais, decorando interiores de residências, edifícios públicos e outras estruturas

Botticelli,Mitologia Romana, O Nascimento de Vênus

Importância


Embora a arte romana tenha sido muito influenciada pelos gregos e seus antecessores na Itália, os etruscos, a arte romana se estabeleceu por seus próprios méritos. A Grécia foi sistematicamente saqueada pelos generais romanos a partir do século II A.C., o que levou a arte grega para Roma. Essa obras de arte foram muito admiradas e copiadas pelos romanos. Entretanto, estes conseguiram se destacar por seus pintores e, em particular, retratistas.

Nem as pinturas gregas, nem as pinturas romanas sobreviveram aos séculos. Entretanto, por causa de uma reviravolta do destino, historiadores têm alguma compreensão de como eram as pinturas romanas. Os afrescos e murais de Pompeia e Herculano, enterradas por centenas de anos sob as cinzas da erupção vulcânica do monte Vesúvio em 79 A.C, ainda costumam revelar a riqueza de cores e poderosas técnicas artísticas dos romanos.





Fontes: http://www.sempretops.com/estudo/arte-grega-e-romana/
http://www.ehow.com.br/semelhancas-diferencas-entre-grega-romana-sobre_5636/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Roma_Antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário