O grito
Autor: Edvard Munch
Data : 1893
Técnica : Óleo sobre tela, Têmpera e Pastel sobre cartão
Localização : Galeria Nacional, Oslo
O Grito no original Skrik (1893) - O quadro mais célebre do norueguês Edvard Munch. E também o mais visado pelos ladrões de obras de arte.
O cenário de "O Grito"
Em 2005, a historiadora da arte Sue Pridaux disse ter identificado a paisagem que inspirou Edvard Munch a pintar o seu quadro mais célebre, "O Grito". Segundo a pesquisadora, a paisagem que se vê no fundo da tela seria composta pelas montanhas de Kristiania, a atual Oslo, observadas de Ekeberg, onde ficava o hospital psiquiátrico em que a irmã mais nova do artista, Laura, teria ficado internada sob o diagnóstico de esquizofrenia. Perto do local, havia também um matadouro. Segundo a historiadora, os gritos dos animais na hora da morte, combinados com o dos loucos do asilo, é o que teriamO grito, segundo Munch
O próprio Edvard Munch deixou um pequeno texto em que fala sobre a experiência que resultou em "O Grito": ""Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem".Pânico
O quadro "O Grito" se transformou, ao longo dos anos, em um ícone da cultura pop. No trhiller Pânico, por exemplo, que tem roteiro de Kevin Williamson e foi dirigido por Wes Craven, um assassino persegue um grupo de adolescentes. No filme original e em suas continuações, o vilão esconde sua identidade por trás de uma máscara branca, inspirada no famoso quadro de Munch.
Os Roubos
Em 12 de Fevereiro de 1994, O Grito da Galeria Nacional de Oslo foi roubado em pleno dia, por um conjunto de ladrões que se deu ao trabalho de deixar uma mensagem que dizia: Obrigado pela falta de segurança. Três meses depois, os assaltantes enviaram um pedido de resgate ao governo norueguês, exigindo um resgate no valor de um milhão de dólares americanos. As entidades norueguesas recusaram a exigência e pouco depois, a 7 de Maio, o quadro foi recuperado numa ação conjunta da polícia local com a Scotland Yard.
Em agosto de 2004, dois dos mais valiosos quadros de Edvard Munch, "Madonna" e "O Grito", foram roubados do Museu Munch, em Oslo. As duas telas, juntas, estão avaliadas em cerca de 98,6 milhões de dólares e foram localizadas dois anos depois, em agosto de 2006, em circunstâncias até hoje ainda não esclarecidas. O quadro "O Grito", do qual existem cerca de quatro versões, apresentava algumas manchas de umidade, além de fendas e buracos na tela.
Fontes: COLEÇÃO FOLHA GRANDES MESTRES DA PINTURA - Munch.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(pintura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário