quinta-feira, 16 de outubro de 2014

NOTÍCIAS: Com 200 obras, mostra de Salvador Dali chega a SP



Figuras tumbadas en la arenaFecha 
obra: 1926
Técnica: Óleo sobre madeira
Dimensões: 20.70 x 27.30 x 0.70 cm



Depois do sucesso de público na temporada do Rio, a exposição do artistas surrealista Salvador Dalí (1904-1989) chega a São Paulo com cerca de 200 obras neste sábado (18) e abre para visitação do público no domingo, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.

Além dos trabalhos apresentados no Rio, a temporada paulista conta com sete obras novas, em substituição a algumas da coleção do Museu Salvador Dalí, nos Estados Unidos: cinco vindas da Fundação Gala-Salvador Dalí e duas do Museu Reina Sofia.

Ao todo são 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes, que cobrem um período desde os anos 1920 até os últimos trabalhos.


VEJA A NOTÍCIA COMPLETA EM: http://guia.uol.com.br/sao-paulo/exposicoes/noticias/2014/10/16/com-200-obras-mostra-de-salvador-dali-chega-a-sp-veja-cinco-curiosidades.htm

Serviço

Exposição
: Salvador Dalí
Quando: Inauguração: dia 18 de outubro de 2014, das 11h às 15h.
Visitação: 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros. Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Quanto: Entrada gratuita por sistema de senhas.
Distribuição das 10h às 18h (terça a domingo) na entrada do Instituto Tomie Ohtake; no máximo duas senhas por pessoa, com opção a três horários de visitação, 11h, 14h e 17h, e somente para o dia em que forem retiradas; última entrada, às 18h.
Mais informações: (11) 2245 1900.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Noite Estrelada


Autor: Vincent van Gogh
Data: 1889
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 73,66 cm × 92,08 cm
Localização: Museu de Arte Moderna, Nova York



A Noite Estrelada é uma pintura de Vincent van Gogh feita em 1889 com a utilização da técnica óleo sobre tela e que tem dimensões de 73,66 x 92,08 centímetros. O artista de origem holandesa fazia parte da escola pós-impressionista e criou a obra quando tinha 37 anos, época e que se encontrava em um asilo localizado em Saint-Rémy-de-Provence (comuna francesa), onde produziu mais de 150 quadros. A tela pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

O quadro A Noite Estrelada foi criado com elementos da memória de Van Gogh, sendo que a maioria de suas obras foi pintada com a observação de paisagens. Enquanto esteve no asilo, o artista holandês dedicou-se à pintura das paisagens que viu em Provence. Naquele período, o pintor rompeu com sua fase impressionista, apresentando um estilo bastante característico, em que predominam fortes tons primários como o amarelo, que tinha significados próprios para Van Gogh.

O pintor levou três noites para terminar A Noite Estrelada. No quadro, observa-se uma paisagem que faz uma metamorfose de elementos reais com as memórias de Van Gogh, como uma típica igreja da Holanda. Uma das características marcantes da obra é a diferença entre o céu turbulento e cheio de curvas e a tranquilidade do vilarejo. "A noite é muito mais viva e colorida do que o dia", disse o pintor sobre a obra.




Fonte:http://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

NOTICÍAS: Arte das cavernas existia na Ásia há 40.000 anos, revela 'Nature'

Estudo revela que pinturas da ilha Sulawesi, na Indonésia, são tão antigas quanto a arte rupestre europeia, contestando a tese de que ela teria surgido no Ocidente.


A arte das cavernas asiáticas tem 40.000 anos e é tão antiga quanto a europeia, revela um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature. A descoberta contesta a tese aceita até o momento de que essa arte teria surgido na Europa.


"Nosso estudo demonstra que, quase ao mesmo tempo, havia homens do outro lado do mundo que faziam pinturas de animais tão notáveis como as das grutas da França ou da Espanha durante a Era Glacial", diz o arqueólogo Maxime Aubert, da Universidade de Griffith, na Austrália, um dos autores da pesquisa.





CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Pleistocene cave art from Sulawesi, Indonesia

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: M. Aubert, A. Brumm, M. Ramli, T. Sutikna, E. W. Saptomo, B. Hakim, M. J. Morwood, G. D. van den Bergh, L. Kinsley e A. Dosseton

Instituição: Universidade de Griffith e Universidade Universidade de Wollongong, Austrália, Centro Nacional de Arqueologia, Indonésia e outras

Resultado: Os pesquisadores dataram pinturas das cavernas da ilha Sulawesi, na Indonésia, entre 39.900 anos e 17.400 anos, mostrando que esse tipo de arte é tão antiga quanto a europeia.




FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/arte-das-cavernas-ja-existia-na-asia-ha-40-000-anos-revela-nature

Notícias: Arte como forma de libertação




Meera Hashimoto´s painting



No Espaço O Povo de Cultura & Arte, será lançados hoje (10/10/14) duas publicações sobre o universo artístico. Um deles, sobre a pintora Meera Hashimoto.
Em outubro de 2012, a pintora japonesa Meera Hashimoto realizou a oficina Vivência e Sensibilização da Expressão Criativa, em Fortaleza, que tinha como proposta a pintura como base para o autoconhecimento.


Foram duas sessões: uma com crianças atendidas pela Associação Peter Pan (APP) e outra com cerca de 40 artistas locais. A maioria destes artistas foi contemplada com perfis escritos pela curadora e crítica de arte Cecilia Bedê e pela jornalista Júlia Lopes. O resultado pode ser conferido no livro Perfis de Artistas Cearenses, que ainda conta com imagens do fotógrafo Roberto Kennedy.



O Espaço O POVO de Cultura e Arte sedia o lançamento deste e o (Re) Despertar da Criatividade, de Meera Hashimoto. Os autores dos livros estarão presentes para sessões de autógrafos e conversas com os convidados, artistas locais — incluindo os perfilados.






SERVIÇO



Lançamento do livro (Re)despertar da criatividade

Quando: Hoje, às 19 horas


Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora).

Entrada franca.


Telefone: 3255 6172


VEJA A NOTÍCIA COMPLETA EM:  http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/10/10/noticiasjornalvidaearte,3329011/arte-como-forma-de-libertacao.shtml.


FONTE:  http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/10/10/noticiasjornalvidaearte,3329011/arte-como-forma-de-libertacao.shtml